domingo, 22 de agosto de 2010

Panna Cotta

ou se eu soubesse que era assim tão fácil...


Sábado, estava eu no supermercado quando me deparo com uma banca cheia de tangerinas lindas, brilhosas e piscando pra mim na hora lembrei de uma receita de Gelatina de Tangerina que vi no blog da Ana Elisa, o La Cucinetta. Nem preciso dizer, comprei duas sacolas cheias e fui morro acima feliz da vida pra casa, à pé, quase morri, porque né?  Já tinha passado na farmácia, na lojinha de café, mais a minha bolsa enorme...
Enquanto subia o morro lembrei do creme de leite fresco que morava já à alguns dias na minha geladeira e precisava dar um fim nele. Um fim doce, diga-se. Daí me inspirei numa receita da Patricia Scarpin do Technicolor Kitchen de Panna Cotta com Gelatina de Maracujá. Bom, fiz uma mistureba de referências e graças à Deus deu tudo certo. Se eu soubesse que era assim tão fácil fazer a Panna Cotta já teria me jogado à tempos. E o melhor de tudo, marido adorou, é uma das sobremesas preferidas dele e os filhotes gamaram na gelatina super natural. Fiz uns potinhos só dela para eles.




Abaixo, seguem as receitas com as minha adaptações.


Panna Cotta com Gelatina de Tangerina.


Ingredientes Panna Cotta.
500 gr de Creme de leite fresco.
500 ml de leite integral.
150 gr de açúcar baunilhado.
8 gr de gelatina em pó sem sabor.


Hidrate a gelatina com 4 colheres de sopa de água, reserve.
Misture numa panela o creme de leite, o leite e o açúcar, leve ao fogo mexendo sempre até dissolver o açúcar, não deixe ferver senão a gelatina perderá sua ação. Tire a mistura do fogo e acrescente a gelatina misturando bem com um batedor de arame. Distribua em potinhos, deixe esfriar e depois leve à geladeira. Espere umas duas horas ou até estar firme para poder por a gelatina de tangerina por cima. A quantidade de gelatina que usei resulta num creme se vocês quiserem uma consistência mais firme coloque 12 gr de gelatina.






Ingredientes Gelatina de Tangerina.


800 ml de suco de tangerina peneirado.
açúcar à gosto, usei apenas uma colher de sopa não muito cheia, minhas tangerinas estavam muito doces.
1 colher de café de gengibre ralado.
24 gr de gelatina sem sabor.


Hidrate a gelatina com 6 ou 7 colheres de sopa do suco de tangerina e reserve. Leve ao fogo o restante do suco com o açúcar mexendo sempre até dissolver o açúcar, não deixe ferver, tire o suco do fogo, acrescente o gengibre e a gelatina, misture tudo com um batedor de arame até dissolver toda a gelatina, deixe esfriar bem.
Agora, após umas 2 horas da Panna Cotta na geladeira e com a gelatina de tangerina fria coloque um pouco dela em cada potinho com a Panna Cotta, com cuidado. Devolva tudo para a geladeira até firmar. Na minha geladeira foram duas horas e meia.









E essa quantidade ridícula de fotos é porque eu comecei a fazer um curso de fotografia e fiz uma sessão de fotos às cegas, ou seja em nenhuma delas olhei no visor da câmera.


bjs,



3 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Ficaram lindos os teus potinhos! Agora morri de vontade de fazer igual. :)

Ana Elisa Granziera disse...

Ó, não tinha pensado nessa combinação! :D Deve ter ficado muito gostoso... E adorei os copinhos de vidro com textura!
Beijos!
Ana

Tati Marques disse...

Patricia, obrigada. Faz sim, ficaram ótimos. bjs

Ana, esses copinhos bico de jaca sempre fazem sucesso quando sirvo sobremesas neles. São diretamente "importados" de uma lojinha de tranqueiras do Parí. bjs