terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Por que aqui não é assim?

Quando comprei minha cafeteira Nespresso, fui conhecer o site da marca e encontrei o programa Ecolaboration para reciclagem das cápsulas de café, fiquei toda feliz, porque afinal temos que fazer a nossa parte para preservar nosso Planeta. Minha felicidade durou pouquíssimo, as informações são falhas, o programa é praticamente inexistente no Brasil.
Fui até a loja mais próxima para tentar obter mais informações e o que me passaram foi que ainda estavam estudando um programa de reciclagem para o Brasil. :(
Agora o que descobri é que a Nespresso recolhe em suas lojas as cápsulas, até vende um "porta cápsulas usadas", que custa os olhos da cara diga-se de passagem, porém o projeto para por aí, os clientes não recebem nem um tipo incentivo à participar. Assim fica díficil né? Porque infelizmente ainda temos que ensinar os consumidores à serem mais conscientes.

Mas falei tudo isso para mostrar a iniciativa da Nespresso Austria e do Neigungsgruppe Design que patrocinaram um concurso para apresentar projetos de reaproveitamento das cápsulas durante a Vienna Design Week. O escritório de design Dottings apresentou o trabalho abaixo, usando 100% de cápsulas recicladas que requer apenas 10% de energia comparado ao  processo do alumínio novo.

Pô Nestlè - Nespresso, por que aqui não é assim???

O nome do projeto é Gran Cru Cup Parede, está disponível nas lojas austríacas e os únicos a poderem adquirir as peças são os clientes que participam do programa de reciclagem. Nada mais justo.










Quero todas as peças pra mim :P

bjs,

p.s. liguei hoje na central de atendimento, e tudo continua na mesma, eles recebem as cápsulas mas ainda não existe nenhum programa de incentivo... e a atendente gaguejou um pouco quando perguntei o destino das cápsulas usadas, disse que vão para o centro de reciclagem da Nestlè :P

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá tati!
Acredito que poderia se ter uma conciência maior, qdo se trata de reciclagem.
Ainda não tenho essa maquina de café, fica bom mesmo o café feito nessa maquina?
Um bj.

Anônimo disse...

Olá tati!
Acredito que poderia se ter uma conciência maior, qdo se trata de reciclagem.
Ainda não tenho essa maquina de café, fica bom mesmo o café feito nessa maquina?
Um bj.

Tati Marques disse...

fica ótimo e com o tempo a gente vai descobrindo qual tipo de café mais nos agrada. :) bjs

Deda disse...

A Nespresso vende um conceito de club diferenciado, cujo o sócio-consumidor deve se sentir antenado ao novo, não só em relação ao café em si, mas a tudo que o permeia, contudo na prática pouco se faz aqui no Brasil.
Moro em Recife, aonde não existem lojas físicas e fico refém do site extremamente precário ou do teleatendimento, que também deixa muito a desejar na interação e duvulagção das ações da nespresso pelo mundo.
O café é ótimo, é verdade! Mesmo com esses empecilhos, ainda vale a pena ter uma máquina em casa. Mas que a Nespresso Brasil poderia ser BEM melhor sem muitos esforços, poderia.

Tati Marques disse...

Concordo com você Deda!

bj,

Tati