quinta-feira, 29 de abril de 2010
#socorro
O texto é longo e é sobre a vacina contra a H1N1, então se não te interessar, pode pular.
Hoje fui aplicar a segunda dose da vacina contra a H1N1 (porquinho) nos meus filhos numa clínica particular, o Delboni Auriemo, faço questão de falar aqui. Liguei antes no Hospital Albert Einstein, Laboratório Fleury e CEDIPI, locais que considero os melhores, porém não havia vacina disponível em nehum deles, então caí no Delboni. Vocês não imaginam o grau de preparo que os atendentes tem para orientar o público, transcrevo aqui o ocorrido.
@eualoka: Boa tarde, vim aplicar a segunda dose da vacina contra a H1N1 nos meus filhos e também quero tomar.
@atendente: Mas se os seus filhos já tomaram a vacina eles não precisam mais, só a senhora.
@eualoka: Não não, você não entendeu, eles (filhos) tomaram a primeira dose à um mês atrás, eles precisam fazer a segunda dose.
@atendente: Não senhora, a vacina é trivalente.
@eualoka: Querido, trivalente significa que ela atua contra três vírus, o H1N1, o H3N2 e o B. E não significa que ela é três vezes mais “forte” do que a vacina aplicada na rede pública.
@atendente: Hã?
@eualoka: Pode chamar o responsável por esse laboratório, ele vai te explicar exatamente o que eu te falei, vocês não recebem treinamento não?
@atendente: Não .
@eualoka: Hã? Tá, tá, pode cobrar as 3 vacinas, fica tranquilo que tá tudo certo.
@atendente: Pois não.
Gente, eu estou louca mas no nosso querido e amado Brasil nem a rede privada de saúde salva? Imaginem a quantidade de pessoas que foram informadas de forma errada sobre a vacina? Imaginem a quantidade de crianças que receberão apenas uma dose nesse laboratório? Porque os adultos estão corretos, apenas uma dose, mas as crianças devem receber duas, para que a proteção seja eficaz.
Temos sempre que nos informar sobre tudo, porque se depender de serviços nesse país, estaremos perdidos, é uma verdadeira desgraça.
Acredito que existam lugares sérios e comprometidos em prestar um atendimento correto à população, fui melhor orientada na rede pública quando fiz a primeira dose (ainda não estava díspinivel na rede particular) mas isso não é mais que a obrigação, já que estão lidando com a vida das pessoas, não me importo em pagar por uma vacina mas quero ter certeza que estou sendo tratada com seriedade e respeito.
A única lição que tenho de tudo isso é que não podemos deixar de nos informar sobre tudo, para não sermos enganados .
Fica inaugurado o tag indignação.
Bjs,
quarta-feira, 28 de abril de 2010
terça-feira, 27 de abril de 2010
#bipolarfeelings.
No outro estou com a barriga no fogão, super prendada, cozinhando horrores.
Conclusão: Bipolar
Bom, tudo isso pra falar que no sábado finalmente encontrei Ruibarbo no supermercado, esse vegetal é praticamente impossível de encontrar no Brasil, que eu saiba só a Casa Santa Luzia vende, de um produtor que só planta para eles. E só tem de vez em nunca.
Conheci ele através do Jamie Oliver e da Nigella e só comi aqui no Brasil há alguns anos atrás numa sobremesa no D.O.M. e ainda assim num copinho micro. Hello! Alexquesóusaingredientesbrasileiros! O ruibarbo é muito usado na Inglaterra para doces, compotas e até drinks. Seu sabor é super cítrico, com tânino super forte, a cor é avermelhada. Lindo.
As folhas são venenosas, só utilizamos os caules. Para saber mais dados sobre ele clique aqui.
Mas vamos deixar de lengalenga e ir para a receita. Fiz uma torta doce de ruibarbo com maçã.
Para a massa segui uma receita do Jamie Oliver, é ótima.
Massa.
250 gr de manteiga sem sal, bem gelada.
2 ovos grandes.
um pouquinho de leite.
500 gr de farinha de trigo peneirada, mais um pouco para enfarinhar.
100 gr de açúcar peneirado.
Corte a manteiga fria em pequenos cubos. Quebre os ovos numa tijela com um pouco de leite e bata com um garfo. Peneire a farinha e o açúcar e com os dedos misture a manteiga até dissolver os cubos e transformar tudo em uma farofa. Adicione pouco a pouco a mistura de ovos e leite até obter uma bola de massa. Polvilhe a bola com um pouco de farinha e a superficie de trabalho, trabalhe um pouco a massa mas não muito senão ela ficará borrachenta. Antes de usar a massa deixe descansar por 30 minutos na geladeira.
Minhas notas: Coloque a manteiga por 5 minutos no congelador ela tem que estar beeem gelada para fazer a massa.
Se você chegar ao ponto bom da massa e sobrar a mistura de ovos, tudo bem , não precisa colocar tudo, isso acontece pela variação do tamanho dos ovos e qualidade da farinha.
Essa massa rende 2 tortas, então pegue metade e pode congelar embrulhada e plástico.
Recheio.
300 gr aproximadamente de Ruibarbo.
2 maçãs verdes.
3 pedacinhos de gengibre.
4-6 colheres de açúcar.
Corte o ruibarbo em pedacinhos, fatie as maçãs com casca, leve tudo para cozinhar com o açúcar e o gengibre, mexa algumas vezes e cozinhe até o ruibarbo se desfazer. Deixe esfriar bem antes de colocar na massa e retire os pedaços de gengibre.
Experimente o açúcar para ajusta-lo ao seu gosto. Não é necessário colocar água, a própria umidade das frutas e açúcar é suficiente.
p.s. e no surto ainda teve sopa indiana de abóbora e mousse de chocolate. Afe!
Bjs,
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Apaixonei pelo argentino.
Nesse filme Rafael Belvedere (Ricardo) é um homem comum na faixa dos 40 (perigo) que começa a se questionar sobre seu trabalho, seus relacionamentos e suas quimeras. E sofre até perceber que tudo o que importa na sua vida sempre esteve a seu lado. Mais uma vez me encantei com a luz e fotografia do filme, uma estética que nos é bem familiar, coisa latina, no bom sentido da palavra.
Atenção especial para o casal Norma Belvedere (Norma Aleandro) e Nino Belvedere (Héctor Alterio) que representa os pais de Rafael, mote do filme e uma lição de interpretação, apesar de triste mostra o amor sem reservas, companheiro e eterno.
Adorei .
Bjs,
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Obrigada Antonio.
El secreto de sus ojos ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010, é um filme argentino.
Além da história incrível, o elenco maravilhoso me encantou também a cor e o enquadramento das imagens, diferente do que estamos acostumados a ver nos filmes americanos mesmo nos bons filmes, é o toque latino que faz toda diferença. A trilha é uma caso a parte, linda e sensível.
p.s. não consegui centralizar o video, então para assistir melhor vá no youtube
Obrigada Antonio.
Bjs...
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Smilebox
Com o programinha Smilebox, podemos criar convites lindos como se fossem Scrapbooks digitais.
É super fácil de fazer: Acesse o site smilebox.com, baixe o programinha free e pode começar a brincar. Se você gostar e quiser um serviço mais completo como imprimir, gravar em CD/DVD ou salvar em .jpeg basta fezer a assinatura do programa.
O mais legal é a grande variedade de temas para todas as datas, páscoa, natal, aniversário, bebês, agradescimento e por aí vai.
Espero que gostem.
Bjs...
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Finalmente Madeleines
Achava que elas pertenciam ao clube dos macarons, profiteroles...enfim coisas francesas e assunto para profissionais.
Essa semana me deu o ciricutico (ou siricutico????) e resolvi que ia fazer madeleines, rodei o bairro inteiro onde moro atrás das formas, não achei, fui então na M. Dragonetti lá na Av. Santo Amaro, essa loja é o paraíso pra quem gosta pelo menos um pouco de cozinha, conclusão: achei as formas não só de madeleines mas também de muffins, mini bolos, médio bolos, bolos gigantes, tortas...comprei tudo HÁ!
Fiz a receita que encontrei no blog Technicolor Kitchen da Patricia Scarpin, simplesmente delicioso, não vou transcrever a receita aqui porque quero que vocês conheçam o blog dela que é lindo.
Foi super fácil de fazer . Bateu aaaaquele oooorgulho!
Madeleines de Limão Siciliano com Casquinha Açucarada.
Licença poética: Na receita da Patricia ela pede açúcar granulado, como não tinha usei o refinado mesmo e deu certo. Coloquei também raspas de 2 limões sicilianos porque sou fanática por eles. E não coloquei a cobertura pois aqui em casa a galera prefere sem. Fiz a receita inteira e consegui 31 madeleines.
Dica: Eu comprei as forminhas de aluminio individuais de madeleine, após lava-las seque com um pano e coloque dentro do forno já desligado mas ainda quente para que terminem de secar lá dentro, isso evita que elas oxidem.
Espero que gostem.
Bjs...
terça-feira, 13 de abril de 2010
Very Brithish.
- Você está muito inglesa hoje.
Então resolvi, vou escrever sobre um assunto que gosto muito, jardins ingleses.
A história é longuissima como toda história inglesa.
Podemos falar sobre vários tipos de jardins inlgeses: Roman Britain, Medieval, Tudor, Stuart, Georgian, Victorian e 20th C, saiba mais aqui .
Os que eu mais gosto, são os pequenos jardins.
São espaços não apenas contemplativos mas sim surpreendentes, podemos caminhar através deles, sentar num banco com uma bela xícara de chá e um ótimo livro, fazer um almoço ao ar livre, brincar com as crianças, cultivar ervas e temperos enfim aproveitar tudo de bom que um jardim nos trás.
Nesses jardins os plantas são dispostas misturadas e até um pouco “desordenadas” é isso que cria a beleza desses espaços, nada muito arrumadinho, os caminhos são executados em pequenas curvas criando assim perspectivas diferentes de um mesmo jardim. O uso de fontes e espelhos d’agua é uma constante, bancos, mesas e treliças também compõe dos espaços.
Foto: Alice Bowe
Nesse uma pequena faixa rente à casa e o muro com vários tipos de plantas.
Reparem nas várias informações: banco, pedras, treliça na parede da casa, muitas flores e a cerca pintada de azul.
Foto: Barbara Van Zanten
Glícinia (Wisteria sinesis), minha paixão, pena que aqui no Brasil é super difícil ela ficar assim.
Foto: Alice Bowe
Olha que delícia!
Bagunça organizada.
Foto: Moosey Country Garden
Uma horta também pode ser um belo jardim.
Foto: trechard@istockphoto.com
Isso é o jardim de uma igreja.
Imagina um café da manhã aqui.
Foto: Tim Street-Porter
Caminho sinuoso.
Bons sites:
Alice Bowe
Gardens Illustrated
Homes and Gardens
Espero que gostem.
Bjs...
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Você sabe o que é Corrupiola?
Na Corrupiola Aleph Ozuas e Leila Lampe produzem manualmente pequenos e lindos cadernos.
Tudo, absolutamente tudo, desde o momento da compra até a chegada dos cadernos é regada com atenção e cuidado. Os cadernos chegaram numa embalagem super caprichada, acompanhado de um cartão fofo.
Espero que gostem, eu adorei...
O único problema é a falta de coragem para começar a “Corrupiar”.
Bjs...