quinta-feira, 29 de abril de 2010

#socorro

Socorro, não aguentei, tenho que falar.

O texto é longo e é sobre a vacina contra a H1N1, então se não te interessar, pode pular.

Hoje fui aplicar a segunda dose da vacina contra a H1N1 (porquinho) nos meus filhos numa clínica particular, o Delboni Auriemo, faço questão de falar aqui. Liguei antes no Hospital Albert Einstein, Laboratório Fleury e CEDIPI, locais que considero os melhores, porém não havia vacina disponível em nehum deles, então caí no Delboni. Vocês não imaginam o grau de preparo que os atendentes tem para orientar o público, transcrevo aqui o ocorrido.

@eualoka: Boa tarde, vim aplicar a segunda dose da vacina contra a H1N1 nos meus filhos e também quero tomar.

@atendente: Mas se os seus filhos já tomaram a vacina eles não precisam mais, só a senhora.

@eualoka: Não não, você não entendeu, eles (filhos) tomaram a primeira dose à um mês atrás, eles precisam fazer a segunda dose.

@atendente: Não senhora, a vacina é trivalente.

@eualoka: Querido, trivalente significa que ela atua contra três vírus, o H1N1, o H3N2 e o B. E não significa que ela é três vezes mais “forte” do que a vacina aplicada na rede pública.

@atendente: Hã?

@eualoka: Pode chamar o responsável por esse laboratório, ele vai te explicar exatamente o que eu te falei, vocês não recebem treinamento não?

@atendente: Não .

@eualoka: Hã? Tá, tá, pode cobrar as 3 vacinas, fica tranquilo que tá tudo certo.

@atendente: Pois não.

Gente, eu estou louca mas no nosso querido e amado Brasil nem a rede privada de saúde salva? Imaginem a quantidade de pessoas que foram informadas de forma errada sobre a vacina? Imaginem a quantidade de crianças que receberão apenas uma dose nesse laboratório? Porque os adultos estão corretos, apenas uma dose, mas as crianças devem receber duas, para que a proteção seja eficaz.

Temos sempre que nos informar sobre tudo, porque se depender de serviços nesse país, estaremos perdidos, é uma verdadeira desgraça.
Acredito que existam lugares sérios e comprometidos em prestar um atendimento correto à população, fui melhor orientada na rede pública quando fiz a primeira dose (ainda não estava díspinivel na rede particular) mas isso não é mais que a obrigação, já que estão lidando com a vida das pessoas, não me importo em pagar por uma vacina mas quero ter certeza que estou sendo tratada com seriedade e respeito.

A única lição que tenho de tudo isso é que não podemos deixar de nos informar sobre tudo, para não sermos enganados .

Fica inaugurado o tag indignação.

Bjs,

Um comentário:

Guta disse...

continuando na questão da vacina contra H1N1, gostaria de fazer um contra-ponto: fiz as duas doses da vacina das minhas filhas na rede pública. foi excelente. Não que a nossa saúde pública deva ser considerada excelente de uma maneira geral, mas o trabalho do CVE (centro de vigilância epidemiológica ) é muito sério. Não me identifiquei como médica, fui direto ao Instituto Pasteur e avisei que minhas filhas eram do grupo de risco(asma). Fui super bem orientada sobre a necessidade da segunda dose, já que as meninas tinham menos de 9 anos. O CVE tem um preocupação enorme em monitorizar todas as estapas das vacinas: desde a distribuição até o preparo de quem está aplicando.