segunda-feira, 19 de julho de 2010

lomografia

Um tempinho atrás eu instalei no meu iphone um app que simula fotos de câmeras lomo o Hipstamatic, muito gostoso de usar, podemos "trocar" a lente, o filme e o flash e assim termos vários efeitos, aqui tem um post com algumas fotos que fiz.
Daí que uma amiga viu as fotos e me pergunta se era alguma lente lomo para a minha câmera, eu que "super" entendo tudo de foto indiquei o app e corri pro meu computador "gugar" lomo. Santa ignorância não fazia a menor idéia do que era.



LOMO é a sigla de um fabricante russo de equipamentos óticos
LOMO ou Leningradskoye Optiko Mechanichesckoye Obyedinenie (União de Óptica Mecânica de Leningrado) é uma empresa fabricante de equipamentos ópticos em São PetersburgoRússia.
fonte: Wikipédia


Essas câmeras foram desenvolvidas a pedido do governo russo, que queria um máquina robusta, pequena e de fácil uso. Para que as famílias russas as usassem muito e com isso disseminassem o modo de vida soviético. 
Elas começaram a ser produzidas em 1982 e tanto o corpo da máquina como as lentes são feitos de plástico.
Agora parando pra pensar noto que muitos filmes, documentários e fotos russas tem essa característica "Lomo". Pelo menos as que eu vi. Várias fotos da família do meu marido que viveu muitos anos na antiga União Soviética são lomo. Sim, marido é russo! Meu nome é russo! So cute!






Descobri também um site óootemo o Lomography, com magazine, loja, blog, fóruns de discussões, vendem câmeras, filmes e acessórios.


Na loja Urban Outfitters também tem Lomo à venda e por precinhos bem amigos e agora eles fazem entrega no Brasil. Aimeodeos! Já escondi o cartão!


As novas são a fofura na terra, tô em dúvida se vou de turquesa ou pink! :P
 Bom, é isso, agora já sei o que é "LOMO". 


 bjs, 





Nenhum comentário: