quarta-feira, 14 de julho de 2010

Cassoulet

Socorroooo!!!!! Que frio! Estou aqui em casa abandonada (filhos estão se divertindo na Jornada de Férias), quando bateu uma fome de coisa quente e reconfortante. Pensei, pensei e resolvi fazer um Cassoulet (porque sou chique kkkkk...) . Com esse frio e chuva nada melhor pra esquentar do que uma comida quentinha, cremosa e de comer em potinho na frente da TV com o edredom.
Como não gosto de todas aquelas partes esdruxulas do porco, fiz uma versão simplificada, muito fácil e que ficou uma delícia. Bóra ver a receita.



Ingredientes.
500 gr de feijão branco.
1 pedaço de aprox. 15 cm de linguiça portuguesa.
150 gr de lombo de porco salgado.
4 folhas de louro.
2 raminhos de mangericão.
2 raminhos de tomilho.
1 punhado de salsinha.
4 dentes de alho.  
sal e pimenta branca ralada na hora.
azeite.
Modo de fazer.
Coloque o feijão para cozinhar na pressão, aprox. 30 minutos. Enquanto isso tire a pele da linguiça e corte em fatias finas, corte o lombo em pedaços finos, coloque-os para ferver  por 5 minutos ou até que a gordura derreta, escorra, se achar necessário repita o processo, eu repeti, escorra a água das carnes, coloque-as numa forma com um pouco de azeite e leve ao forno na temperatura máxima por uns 10 minutos, mexendo na metade do  tempo para que as carnes fiquem douradinhas de todos os lados, reserve.
Tire a pressão da panela do feijão, volte com ele para o fogo, acrescente as folhas de louro, tomilho, alecrim e a salsinha, se necessário acrescente mais água quente, eu acrescentei, acrescente as carnes. Numa panela separada frite o alho bem picadinho no azeite até dourar, acrescente um pouco do caldo do feijão e deixe levantar fervura, misture ao feijão, coloque a pimenta e experimente, veja se é necessário mais sal, como as carnes tem muito sal, cuidado nessa hora.
Rendimento: 6 porções de gente normal e se forem comilões 4.


Não esquece de um bom vinho pra colorir o dia cinzento...
bjs...

3 comentários:

carinaschirrmann disse...

Menina que delícia isso... aguei aqui! Yummy!
Quando minha vibe cozinheira voltar, eu farei! Certeza!
Adorei o blog, beijos.

Tati Marques disse...

Oi Carina,
Que bom que vc passou por aqui também...
Espero que a vibe cozinheira volte logo...
bjs.

andpizzazz disse...

Achei o cassoulet! Vou fazer, adorei para o (em tese) frio!

bjs, mari