segunda-feira, 30 de maio de 2011

A hora do chá e a preguiça infinita.

Esse bolo é perfeito para sábados frios e de enorme preguiça de sair de casa, acompanhado de uma xícara de chá então... é felicidade suprema. Coma-o ainda morno ou mesmo quente, minha forma preferida e volte correndo para o sofá debaixo do cobertor :)


French Prune Plum Cake
do livro Coffee Cakes simple, sweet, and savory
deveras adaptada por mim :)

Ingredientes
115 gr de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar baunilhado
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de leite
4 ameixas frescas
2 colheres de sopa de suco de limão

Modo de preparo

Forre uma forma (10 cm diametro) de aro removível com papel manteiga e unte com manteiga e farinha, reserve.
Corte as ameixas em quartos e misture o suco de limão, reserve.
Numa tijela misture a farinha, o fermento e o sal, reserve.
Numa batedeira, bata a manteiga e o açúcar até a mistura ficar clara e fluffy (adoro o termo fluffy nas receitas americanas :P ). Adicione os ovos um a um, bata até a massa ficar homogênea. Acrescente aos poucos a mistura da farinha e bata até incorporar, por último acrescente o leite com a batedeira ligada e bata até incorporar totalmente na massa.
Essa massa é bem espessa então use uma colher para distribui-la por toda a forma, distribua as ameixas com a casca para baixo e dê uma leve afundadinha nelas. Asse em forno médio/baixo por 40 a 60 minutos. Deixe esfriar numa grade por 15 minutos antes de desenforma-la.


bjs,

Um comentário:

Unknown disse...

Na tarde de sabados minha mãe e eu sempre fez bolo de laranja e cenoura, uma das cosas que eu mas gosto de comer! Infelizmente, agora eu tenho que trabalhar aos sábados e não tenho tempo para cozinhar. Felizmente eu descobri onde eles cozinham bolos!