segunda-feira, 21 de maio de 2012

Compota de Kinkan

Sábado pela primeira vez colhi uma bacia de kinkans do pé plantado na varanda do meu apartamento. Que renderam incríveis quatro xícaras de laranjinhas picadas. Antes deixava-as como agrado para os passarinhos que vem visitar meu pequeno jardim suspenso.

Fiz uma rápida pesquisa de receitas para transforma-las em compota, juntei várias idéias e fiz minha própria combinação. Essa compota é ótima para acompanhar um pedaço de bolo simples, biscoitos amanteigados ou um belo queijo camembert aquecido alguns segundos no microondas e servido com torradas como aperitivo para o jantar.



Ingredientes

4 xícaras de kinkan picadas e sem sementes
2 xícaras de açúcar
1 xícara de suco de laranja
1 colher de chá de pasta de baunilha, se não tiver a pasta use sementes de 1 fava de baunilha + uma metade da casca durante o cozimento.

Modo de preparo

Tire as sementes e pique as laranjinhas, mistures todos os outros ingredientes e deixe macerar por meia hora. Cozinhe em fogo médio/baixo por 20 minutos, mexendo algumas vezes para não queimar o fundo da panela. Retire do fogo. Se usar a casca da baunilha retire-a da compota após o cozimento. Guarde a compota em um pote de vidro.


bjs,

4 comentários:

Renata Nogueira disse...

Adoro geléia caseira! Ganhei uma de acerola, que vou te contar! Mto orgulho de vc ser prendada, Tati! Acho lindo, juro! Bjs!

Tati Marques disse...

Ficou uma delicia Rê!
Fico sem graça com o elogio rsrs

Beijos linda!

Anônimo disse...

As fotos ficaram lindas! Se acha que ontem vi kinkan no posto de gasolina no meio da estrada de Santa Catarina e quase comprei haha..Mas achei que era um pouco loucura!

Bjs, mari

Tati Marques disse...

Obrigada Mari,
Imagina a loka no avião com uma saco de laranja! rararara

bjs