sexta-feira, 16 de abril de 2010

Finalmente Madeleines

Sempre gostei de madeleines mas sempre achei que fosse a coisa mais difícil de fazer.

Achava que elas pertenciam ao clube dos macarons, profiteroles...enfim coisas francesas e assunto para profissionais.

Essa semana me deu o ciricutico (ou siricutico????) e resolvi que ia fazer madeleines, rodei o bairro inteiro onde moro atrás das formas, não achei, fui então na M. Dragonetti lá na Av. Santo Amaro, essa loja é o paraíso pra quem gosta pelo menos um pouco de cozinha, conclusão: achei as formas não só de madeleines mas também de muffins, mini bolos, médio bolos, bolos gigantes, tortas...comprei tudo HÁ!

Fiz a receita que encontrei no blog Technicolor Kitchen da Patricia Scarpin, simplesmente delicioso, não vou transcrever a receita aqui porque quero que vocês conheçam o blog dela que é lindo.

Foi super fácil de fazer . Bateu aaaaquele oooorgulho!

Madeleines de Limão Siciliano com Casquinha Açucarada.





Licença poética: Na receita da Patricia ela pede açúcar granulado, como não tinha usei o refinado mesmo e deu certo. Coloquei também raspas de 2 limões sicilianos porque sou fanática por eles. E não coloquei a cobertura pois aqui em casa a galera prefere sem. Fiz a receita inteira e consegui 31 madeleines.

Dica: Eu comprei as forminhas de aluminio individuais de madeleine, após lava-las seque com um pano e coloque dentro do forno já desligado mas ainda quente para que terminem de secar lá dentro, isso evita que elas oxidem.

Espero que gostem.

Bjs...

5 comentários:

Guta disse...

Tati, sabe de quem são as Madeleines mais famosas do mundo?As do Marcel Proust, no seu romance mais famoso, A la recherche du temps perdu/ Em busca do tempo perdido- quando ele descreve o momento em que ele morde uma Madeleine e se lembra de toda uma fase da vida dele...lembra quando o Anton Ego como a Ratatouille e viaja para a infância dele? Tipo isso. espero que as sua Madeleines tenham a mesma magia. Bj
Guta

Patricia Scarpin disse...

Lindas as madeleines, o cake stand, as fotos. Tudo delicado. Adorei!
Obrigada pelas doces palavras.

xx

Tati Marques disse...

Guta,
adorei saber disso e eu pensando que estava fazendo um simples bolinho.rsrsrsrs bj

Patricia,
obrigada pela visita e inspiração. bj

Pedro disse...

as receitas sao um masimo vou pegar todas elas

Pedro disse...

adorei essas receitas,dicas etc.
vou copiar tudo

tchau